
A Polícia Civil classificou como absurdas e lamentáveis as imagens do cadáver de uma mulher com lesões supostamente causadas por agressões, que viralizaram na internet nesta quarta-feira (6) sugerindo tratar-se da funcionária de uma casa lotérica de Ribeirão do Pinhal, indiciada na semana passada pelo crime de furto mediante fraude, após ser flagrada por câmeras de segurança do estabelecimento desviando dinheiro do benefício de um morador.
Com a era das redes sociais, a velocidade na transmissão de notícias é impressionante. Infelizmente, nem sempre pautadas pelo bom senso.
O vilipêndio de cadáver é um crime de desrespeito aos mortos, especificado no artigo 212 do Código Penal Brasileiro. A pena prevista é de detenção de um a três anos, além de multa.
Trata-se de um crime comum, podendo ser efetuado por qualquer pessoa, até mesmo familiares do morto.
De acordo com especialistas, o termo vilipendiar conta com outras compreensões, como por exemplo: menosprezar, rebaixar, desdenhar ou desprezar.
Vale lembrar que a maioria das redes sociais conta com um campo específico para a denúncia de material impróprio. E essa indicação pode ser realizada por qualquer usuário.
Por isso, é essencial antes de compartilhar qualquer conteúdo em suas redes sociais ou registrar algo, sempre agir pautado pelo bom senso.