A Prefeitura de Bandeirantes, por meio da Secretaria de Administração e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, iniciou a segunda fase da Operação Recolhe Sucata, voltada à remoção de veículos, maquinários, carcaças e chassis abandonados em vias e espaços públicos do município.
A ação tem como objetivos principais a prevenção de acidentes, o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti e o cumprimento das normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e pela Lei Complementar Municipal nº 164/2022.
Segundo a administração municipal, a necessidade da operação surgiu após denúncias recorrentes sobre veículos abandonados, que representam riscos à segurança e favorecem o acúmulo de água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em vistoria realizada pela Defesa Civil no ano passado, foram identificados mais de 50 veículos em situação de abandono em diferentes bairros da cidade.
A secretária de Administração, Claudia Janz, destacou que, conforme o artigo 122-B da Lei Complementar nº 165/2022, são considerados abandonados os veículos ou maquinários que permaneçam estacionados no mesmo local por 30 dias consecutivos sem funcionamento, acumulando lixo ou mato em seu entorno, prejudicando o fluxo de veículos e pedestres, ou apresentando estado de decomposição da carroceria.
Os proprietários notificados terão prazo de cinco dias para retirar os objetos. Caso não cumpram a determinação, a prefeitura realizará a remoção.
A Operação Recolhe Sucata também busca promover a conscientização da população sobre a importância de manter os espaços urbanos livres de entulhos e resíduos que possam comprometer a saúde pública e a mobilidade urbana.



















