Todas as famílias do Rio Grande do Sul que foram diretamente afetadas pela catástrofe climática receberão um repasse de R$ 5,1 mil do governo federal. O recurso é para que possam repor equipamentos e outros bens perdidos pelos efeitos das fortes chuvas que atingiram o estado gaúcho.
O anúncio do Auxílio Reconstrução aconteceu nesta quarta-feira (15), em São Leopoldo (RS). Quem fez foi o ministro da Casa Civil, Rui Costa, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A estimativa é de que cerca de 200 mil famílias recebam o benefício. O investimento será de R$ 1,2 bilhão.
A Defesa Civil Nacional, em parceria com a Defesa Civil Estadual, Municipal ou com a Secretaria de Assistência Social, vai informar as áreas atingidas com casas afetadas.
Segundo o ministro, a intenção é que a Caixa Econômica Federal adote parcerias com empresas de água, luz e telefonia do estado, para garantir que todos os que têm direito efetivamente recebam o benefício. O pagamento da parcela única será via PIX, para as contas dos beneficiários.
Também participaram do anúncio o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, bem como ministros, prefeitos, parlamentares e representantes do Tribunal de Contas da União (TCU).