Está errado quem pensa que a aparência não importa. A popular “primeira impressão” pode contribuir ou prejudicar o desempenho do candidato na disputa pelo tão sonhado cargo. Por isso, a psicóloga e especialista em recolocação profissional, Taís Targa, traz dicas de como se vestir para entrevista de emprego.
Requisito determinante no processo seletivo, a vestimenta é tão importante quanto o currículo. Por isso, antes da entrevista o concorrente a vaga precisa realizar uma pesquisa sobre a cultura da empresa. Somente depois de concluir se o ambiente é formal ou informal, o candidato pode escolher a roupa ideal para se vestir de maneira adequada.
“É muito importante que o candidato tenha a aderência a cultura organizacional da empresa”, afirma
Os bancos são exemplos de instituições que exigem apresentação formal. Nesse caso, homens podem usar camisa, calça social e sapato fechado. Dessa forma, mulheres normalmente usam maquiagem leve e cabelo atrás da orelha.
“Tênis, calca jeans ou roupas que revelem demais o corpo, precisam ser evitados”, destaca
Tais Targa afirma que, com empresas informais é diferente. As startups são um tipo de corporação que apenas o uso de calça jeans escura, camiseta polo e um sapatênis são perfeitos. Além disso, não há necessidade das mulheres usarem salto alto ou sapato de bico fino.
“Hoje em dia, poucas empresas demandam uma roupagem muito social”, conclui.