Uma explosão estelar está prestes a acontecer, e é possível que você consiga vê-la aqui da Terra! A uma distância de 3 mil anos-luz, a estrela T Coronae Borealis está se preparando para um espetáculo no céu após atingir o ápice de brilho.
Ele deve permanecer visível a olho nu por pouco mais de uma semana antes de escurecer novamente. Incrível, não é? O sistema estelar costuma explodir a cada 80 anos, com o último show em 1946.
Segundo um estudo da Universidade Estadual da Luisiana, a previsão era que ela começasse somente em 2026, mas os astrônomos da Nasa acreditam que deve acontecer até setembro ainda deste ano.
Como saberemos se a explosão será visível a olho nu?
Os astrônomos utilizam uma escala para medir o brilho das estrelas. Quanto menor o número na escala, mais brilhante é o objeto celeste.
Normalmente, o T Coronae Borealis tem uma magnitude de +10, ou seja, é muito fraco para ser visto sem equipamentos especiais. Mas durante a explosão, sua magnitude deverá alcançar +2,o que vai deixá-lo visível a olho nu.
Para ter uma ideia, Sirius, a estrela mais brilhante do céu, tem uma magnitude de -1,46. Ou seja, o T Coronae Borealis estará bem brilhante durante esse período!
Por que essa estrela explode?
Segundo a Nasa, o T Coronae Borealis é um sistema estelar binário, composto por uma anã branca e uma gigante vermelha próximas da outra.
Quando a atmosfera da anã branca fica extremamente quente, ocorre uma reação termonuclear que desencadeia a explosão.
Eclipse solar e lua avermelhada
Durante o ano de 2024, ainda teremos outros eventos astronômicos.
Em 2 de outubro, teremos um eclipse solar anular visível em partes do Brasil.
Já em 18 de setembro, teremos um eclipse lunar parcial que deixará a Lua com tons avermelhados.
E não podemos esquecer do cometa Tsuchinshan-Atlas, que estará fazendo sua aproximação com a Terra ao longo do ano.