Após uma série de acidentes, inclusive com vítimas fatais, no trevo da BR-369 com a PR-092, no perímetro urbano de Andirá, um requerimento foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná cobrando melhorias no local. O autor do documento é o deputado Cobra Repórter, que solicita providências urgentes para maior segurança de tráfego no trecho em questão.
Segundo o requerimento, endereçado ao DNIT (Departamento de Infraestrutura de Transportes), ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e ao diretor do DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), Fernando Furiatti, é necessária a implantação de dispositivos que obriguem os motoristas a reduzirem a velocidade.
A justificativa para a solicitação é a alta reincidência de acidentes neste trevo, que possui grande movimentação. Apesar da boa visibilidade do local, a alta velocidade de tráfego de alguns motoristas acaba por tornar o trecho extremamente perigoso.
“É uma reclamação constante da população. A região do trevo é conhecida por ser muito perigosa em razão da alta incidência de acidentes, sendo que muitos dos casos, infelizmente, tiveram vítimas fatais. No último fim de semana, por exemplo, duas mulheres perderam a vida e dois dias depois outro grave acidente resultou em capotamento”, expõe o deputado.
O excesso de velocidade é o grande problema naquele local, sendo necessária uma atenção especial pelos órgãos competentes da administração pública a fim de evitar novos acidentes”, completa Cobra Repórter.
A iniciativa do parlamentar ainda ecoa um pedido de toda comunidade de Andirá, que há bastante tempo vem sofrendo com o alto número de acidentes registrados no trevo e que por vezes já pediu por melhorias no local.
ACIDENTES
Os dois acidentes citados pelo deputado aconteceram no sábado (2) e na segunda-feira (4) e, especialmente o primeiro, onde houve vítimas fatais, causou grande consternação entre os moradores de Andirá.
Na ocasião, duas servidoras públicas do município perderam a vida quando o carro que estavam tentou uma conversão e foi violentamente atingido por uma carreta. Outras duas ocupantes do carro ficaram gravemente feridas.
Já na segunda um novo acidente pelas mesmas circunstâncias. Um veículo fazia a conversão quando foi atingido por outro que seguia pela BR-369 e acabou capotando.
Dois adultos e uma criança que estavam em um dos carros tiveram ferimentos leves. A ocupante do outro veículo precisou ser encaminhada ao pronto socorro, felizmente sem risco de morte.