O Paraná registrou geada e temperaturas abaixo de zero em diversas regiões no início da manhã desta quarta-feira (8). O cenário mais rigoroso ocorreu na metade Sul do estado, confirmando as previsões do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O município de General Carneiro foi o destaque gelado do dia, atingindo a mínima de -2,3°C e tendo seus campos e vegetações cobertos por uma fina camada de gelo, seguido por Palmas, na mesma região, que marcou -1,1°C.
A onda de frio também foi responsável por quebrar recordes anuais no interior paranaense. Cidades como Campo Mourão, no Centro-Oeste, e Cândido de Abreu, no Centro-Sul, registraram as madrugadas mais frias de 2026 até o momento, com os termômetros marcando 3,0°C e 3,6°C, respectivamente. Os grandes centros urbanos não escaparam do amanhecer congelante: Curitiba registrou mínima de 3,7°C, com formação de geada em alguns pontos, enquanto Cascavel, no Oeste, iniciou o dia com 2,7°C e paisagens igualmente esbranquiçadas pelo gelo.
Apesar do frio intenso nas primeiras horas do dia, o tempo permanece firme ao longo desta quarta-feira, e a presença do sol durante a tarde ajuda a elevar as temperaturas para a casa dos 20°C. Para quinta-feira (9), a previsão do Simepar aponta para o afastamento gradual da massa de ar polar em direção ao oceano. Com isso, o Paraná seguirá sem chuvas e os termômetros iniciarão uma elevação progressiva, embora as madrugadas e os amanheceres ainda exijam agasalhos, mantendo-se gelados, com atenção especial à região Centro-Sul.














