Publicidade
  • Sobre
  • Anunciar
  • Política de Privacidade
  • Contato
quarta-feira, junho 24, 2026
Portal Ta na Cidade
  • Home
  • Cidades
  • Esporte
  • Cultura
  • Policial
  • Famosos
  • Saúde
  • Internacional
  • Mais
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Gastronomia
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Moda
    • Tecnologia
    • Trabalho
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Cidades
  • Esporte
  • Cultura
  • Policial
  • Famosos
  • Saúde
  • Internacional
  • Mais
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Gastronomia
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Moda
    • Tecnologia
    • Trabalho
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Portal Ta na Cidade
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Home Cidades

Com mais três mortes pela dengue, Paraná discute novas políticas contra o mosquito

12 de abril de 2022
em Cidades
A A
0
Foto: AEN

Foto: AEN

Share FacebookShare Whatsapp

O boletim semanal da dengue, divulgado nesta terça-feira (12), confirma mais três óbitos, totalizando cinco mortes pela doença neste período epidemiológico (de 1º de agosto de 2021 a julho de 2022). Eles ocorreram nas regiões Oeste e Noroeste do Estado, entre os dias 1º de fevereiro e 24 de março de 2022. São dois homens, um de 86 anos, que residia no município de Matelândia, e outro de 74 anos, morador de Tapira, além de uma mulher de 32 anos, residente de Medianeira. Os dois óbitos anteriores ocorreram nos municípios de Arapongas e Nova Esperança.

Também foram confirmados mais 4.882 casos, somando 16.560 confirmações. São 12.465 novas notificações, totalizando 65.040 registros em 360 municípios (sete a mais do que o anterior). Há ainda, 19.051 casos em investigação.

Diante desse quadro, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu nesta terça uma reunião técnica para mapear e sugerir novas medidas de enfrentamento da dengue no Paraná. Participaram gestores da Secretaria de Saúde do Paraná, os diretores das 22 Regionais de Saúde, apoiadores do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/PR), o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Júnior Weiller, e o diretor executivo do Consórcio Paraná Saúde, Carlos Roberto Kalckmann Setti.

“Este aumento vertiginoso no número de casos notificados e confirmados aponta para uma situação de eminente epidemia, e por esse motivo é necessário fazer um alinhamento de medidas, principalmente no que se refere à ação do Estado nas Regionais de Saúde e consequentemente nos municípios”, explicou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

A Secretaria realiza constantes ações há alguns anos de prevenção por meio das 22 Regionais de Saúde, mas a proposta, agora, é focar na mesma estratégia que se mostrou eficaz no combate à doença durante a epidemia de 2019. “Precisamos sensibilizar os municípios para que centralizem o atendimento da dengue em uma unidade de referência para o acolhimento deste paciente. Isso favorecerá um manejo adequado dos pacientes por parte dos médicos, evitando condutas que possam resultar no agravamento da doença”, disse o secretário.
O contingenciamento de insumos e o combate dos focos dos criadouros, com apoio da Defesa Civil, também são ações estratégicas para combater a dengue. “Já estamos desenvolvendo ações em vários municípios de forma direta com as Secretarias Municipais de Saúde, realizando mutirões para eliminação dos criadouros. Estaremos com toda estrutura necessária da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para apoiar em tudo que estiver ao nosso alcance”, afirmou o coronel Fernando Raimundo Schunig, comandante da Defesa Civil.

Criadouros

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Ações simples ajudam a evitar a proliferação do mosquito.

“90% dos criadouros são passíveis de remoção. Reforçamos a orientação de que as medidas de prevenção contra a dengue precisam ser adotadas por toda a população, a maioria dos criadouros estão presentes nos domicílios, por isso a recomendação para que todos verifiquem suas casas, quintais e eliminem os focos de água parada”, complementa a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

Fonte: AEN
Post Anterior

Em pouco mais de uma semana, Paraná registra 230 mil vacinados contra a gripe

Próximo Post

Rodrigo Mussi tem dia mais lúcido após acidente, e cirurgia na coluna é descartada

Equipe Portal ta na Cidade

Equipe Portal ta na Cidade

Portal Ta na Cidade é uma plataforma abrangente de notícias locais, eventos e entretenimento em várias cidades brasileiras. Mantenha-se informado sobre o que acontece em sua região.

Notícias relacionadas

Centre Pompidou Paraná avança em implantação e projeta receber 800 mil visitantes por ano
Cidades

Centre Pompidou Paraná avança em implantação e projeta receber 800 mil visitantes por ano

23 de junho de 2026
Sanepar orienta que hidrômetros são resistentes ao frio, mas exigem outros cuidados
Cidades

Sanepar orienta que hidrômetros são resistentes ao frio, mas exigem outros cuidados

23 de junho de 2026
Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño
Cidades

Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

22 de junho de 2026
Próximo Post
Rodrigo Mussi tem dia mais lúcido após acidente, e cirurgia na coluna é descartada

Rodrigo Mussi tem dia mais lúcido após acidente, e cirurgia na coluna é descartada

Discussão sobre esse post

PortalTanacidade.Com

PortalTanacidade.Com

Categoria

  • Anúncio
  • Cidades
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Famosos
  • Gastronomia
  • Internacional
  • Justiça
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Policial
  • Política
  • Principal
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Trabalho

Notícias recentes

Jacarezinho: entre Secretaria Municipal de Saúde e UENP promove saúde bucal

Jacarezinho: entre Secretaria Municipal de Saúde e UENP promove saúde bucal

24 de junho de 2026
Jacarezinho: ONG Núbia Rafaela Nogueira aborda audiência pública na Câmara Municipal

Jacarezinho: ONG Núbia Rafaela Nogueira aborda audiência pública na Câmara Municipal

24 de junho de 2026
Jacarezinho: Funcionários da Santa Casa participam de reunião na Câmara Municipal

Jacarezinho: Funcionários da Santa Casa participam de reunião na Câmara Municipal

24 de junho de 2026
  • Sobre
  • Anunciar
  • Política de Privacidade
  • Contato

Desenvolvido por
Logo seven Click

imunify-bot-check
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Cidades
  • Esporte
  • Cultura
  • Policial
  • Famosos
  • Saúde
  • Internacional
  • Mais
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Gastronomia
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Moda
    • Tecnologia
    • Trabalho
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.

Converse com a gente agora mesmo!