A concessionária Arteris Litoral Sul e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgaram, nesta quarta-feira (7), as primeiras imagens da BR-376 revitalizada desde que foi atingida por um deslizamento, no último dia 28. O km 668,7 da via, em Guaratuba, começou a ser liberado gradualmente por volta das 17h30 de hoje.
Além de registrar o cruzamento dos primeiros veículos – sentido Curitiba e Santa Catarina –, os órgãos mostraram as condições da encosta que despencou sobre uma das mais importantes vias de acesso aos estados catarinense e paranaense.
Segundo a concessionária responsável pelo trecho, o tráfego na região funcionará em pista simples para “garantir a segurança de quem trafega pelo local”. “A operação especial será realizada em um segmento de cerca de 800 metros, que está sinalizado para que os motoristas sejam adequadamente orientados”, informou a Arteris Litoral Sul.
De acordo com a empresa, antes da liberação, houve avaliação técnica da concessionária sobre as condições de segurança no trecho, limpeza, drenagem, recuperação de pavimento e sinalização no trecho foram realizados no local.
“A concessionária pretende realizar a liberação gradual das demais faixas do trecho conforme o avanço das obras de contenção. As encostas do segmento também continuarão sendo monitoradas pela equipe técnica da concessionária.”
O deslizamento na BR-376
O trecho do km 669 da BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, estava totalmente bloqueado desde o último dia 28 de novembro, quando houve um deslizamento de terra sobre a via. Duas pessoas morreram e 12 se salvaram.
Poucos dias depois do incidente, o governador Ratinho Jr. (PSD) esteve no local e chegou a afirmar que a área não apresentava riscos. No último dia 3, a Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), abriu um inquérito para investigar o deslizamento.
Discussão sobre esse post