O Litoral do Paraná se prepara para mais uma temporada de verão. Impulsionada pela revitalização da Orla de Matinhos, obra sob coordenação do Instituto Água e Terra (IAT), a expectativa da rede hoteleira local é de um aumento de até 40% na ocupação para a temporada 2024/2025, o dobro do incremento alcançado nos dois últimos anos, que gerou em torno de 20%.
O otimismo do setor se deve especialmente à ampliação significativa da estrutura ofertada pelo Governo do Estado. Principal intervenção urbana da história do Litoral do Paraná, a nova orla do munícipio alcançou 96,53% de conclusão em novembro e deve ser entregue ainda no primeiro trimestre de 2025. O investimento é de R$ 354,4 milhões.
Cenário ideal para receber os mais de 30 shows nacionais gratuitos do Verão Maior Paraná que vão embalar moradores e turistas entre janeiro e fevereiro, artistas do calibre de Alexandre Pires, Sorriso Maroto, Michel Teló, Matheus & Kauan e Jota Quest, entre outros.
Há, ainda, outras ações em andamento, como a construção da ponte Guaratuba-Matinhos , a ampliação da Orla de Pontal do Paraná e os projetos de duplicação da PR-412, entre Matinhos e Praia de Leste , e entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina , acesso para Garuva.