A Prefeitura de Cambará através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, está dando continuidade ao retorno gradual das aulas presenciais no município. Depois do retorno em setembro para turmas de 5º e 4º anos, agora estão retornando presencialmente alunos dos 3º, 2º e 1º anos nas escolas municipais.
No dia 03 de novembro, no período da manhã, a psicóloga Tássia Gutzlaff, da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma ação com os alunos do quarto ano da Escola Municipal Professor Luiz Antonio Lorenzette, com o tema Bullying.
Foi explicado aos alunos que Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva. O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, famílias e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente a pessoa.
Os alunos responderam a um questionário sobre o tema, e houve um momento de escuta para relatar situações de bullying na escola e em casa. Por fim, as crianças realizaram uma atividade e todos mostraram seus desenhos.
A psicóloga ressaltou, que nenhum desenho era igual ao outro, e que todos perceberam a mesma situação de diversas maneiras, porque existem várias características e gostos diferentes, temos visões de mundo de forma diferente, porém devemos respeitar uns aos outros.
Foi feito ainda nesta semana, uma recepção à alunos dos 2º, 3º e 1º anos, que estão retornando presencialmente às escolas. A psicóloga também realizou um trabalho de escuta, troca de experiências e sentimentos sobre o período das aulas remotas para estas crianças.
Discussão sobre esse post