Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide
sábado, outubro 1, 2022
21 °c
Jacarezinho

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Paraná pode flexibilizar uso de máscara nas próximas semanas, diz Beto Preto

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide
Escutar esta notícia

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse em entrevista ao jornal Bom dia Paraná, da RPC, nesta sexta-feira (04), que a flexibilização do uso de máscara no estado pode acontecer nas próximas semanas. No entanto, ele destacou a importância da população completar o ciclo vacinal contra a Covid-19.

“Nós tínhamos preparado já para dezembro flexibilizar o uso da máscara no ambiente ao ar livre, mas aí veio a variante Ômicron. Possivelmente, dentro de algumas semanas, talvez um mês, um mês e meio, nós tenhamos a possibilidade de flexibilizar a máscara sim”, afirmou Beto Preto.

Distrito Federal (DF), Rio de Janeiro e Santa Catarina já anunciaram a flexibilização do uso de máscaras protetoras contra a Covid-19 e outros estados avaliam a medida. Em contato com a Banda B, nesta quinta-feira (03), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) havia dito que ainda não pretendia efetuar nenhuma mudança em relação ao tema.

O uso obrigatório de máscaras no Paraná é obrigatório em locais abertos e fechados desde abril de 2020.

“Flexibilizar a máscara está em nosso radar, quero deixar muito claro, mas é importante que também esteja em nosso radar a vacinação completa de toda a população”, continuou o secretário à RPC.

Segundo Beto Preto, mais de 90% das mortes recentes por conta do coronavírus aconteceram em pessoas que não tomaram a vacina ou que não completaram o esquema vacinal.

Projeto de lei

Em outubro do ano passado, um projeto de lei que pretende flexibilizar o uso de máscaras foi apresentado à Assembleia Legislativa do Paraná. De autoria do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), a proposta pretende tornar facultativo o uso do equipamento de proteção ao ar livre.

Cerca de dois meses depois de o projeto ser apresentado à Alep, o Instituto Opinião divulgou um levantamento que apontou que seis em cada dez paranaenses defendem o uso obrigatório de máscaras em locais públicos.

A pesquisa, que ouviu 1.152 moradores entre os dias 16 e 20 de dezembro de 2021, mostrou, ainda, que 32,1% dos entrevistados não concordam com a obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos no Paraná.

Flexibilização em outros estados

O governo do estado do Rio de Janeiro divulgou nesta quinta (3) que vai tornar menos rígida a determinação sobre o uso de máscaras em ambientes fechados. Contudo, o governo afirmou que cada município deve decidir sobre a questão.

Ao justificar a medida, o secretário de Estado de Saúde do RJ, Alexandre Chieppe, citou o avanço da cobertura vacinal e a diminuição no número de novos casos.

Em São Paulo, segundo anúncio do governador João Doria (PSDB), a liberação do uso de proteção facial contra a Covid ao ar livre já é estudada por um comitê científico.

Há a previsão de que a decisão seja revelada na próxima quarta-feira (9). Doria disse que, por enquanto, “não há uma decisão, mas há uma boa expectativa”.

Em novembro do ano passado, o governo de SP chegou a anunciar uma flexibilização. Porém, houve recuo por causa do avanço da variante Ômicron no país.

Já o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que a decisão sobre o tema já está tomada: a flexibilização no uso de máscaras em locais abertos entra em vigor a partir do dia 7 deste mês.

Fonte: Banda B

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist

Converse com a
gente agora mesmo!