O passeio Macuco Safari, realizado no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, seguirá operando normalmente a partir desta terça-feira (11), ou seja, se aproximando das Cataratas. A Marinha do Brasil havia determinado, nesta segunda-feira (10), que os barcos não chegassem perto das rochas das quedas d’água. O ofício temporário foi emitido após a queda de um paredão que matou dez pessoas em Capitólio, Minas Gerais, no último sábado (8).
A decisão de retomar os passeios aconteceu, no final da tarde desta segunda-feira, depois de reunião entre representantes da Marinha, do Parque e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão ambiental do governo brasileiro, em que se chegou a conclusão de que não há motivos para a restrição. Foram fornecidas maiores informações sobre os procedimentos de monitoramento e segurança relacionados às atividades de visitação no local.
Em nota, o Parque Nacional do Iguaçu afirma que o passeio é seguro e possui as principais certificações com padrões internacionais.
“Importante destacar que o Parque Nacional realiza periodicamente monitoramento de encostas. Quando necessário e conforme recomendação dos especialistas a unidade realiza obras de contenção. Nesta segunda-feira, 10 de janeiro, o Parque completou 83 anos de existência, trazendo a seus visitantes experiências inesquecíveis de maneira segura”, diz o comunicado.
Em 83 anos de existência, a unidade nunca registrou incidente geológico envolvendo pessoas.