A frente fria que causou tempestades com granizo no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (15), já chegou ao Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as regiões oeste, noroeste e centro oeste do estado já registram temporais desde as primeiras horas desta terça-feira (16).
“Essa frente fria já está sobre o Paraná, só que não está tão intensa como quando passou pelo Rio Grande do Sul. Lá ela foi bastante severa, aqui perdeu um pouco de força, está provocando alguns temporais entre o oeste, noroeste e centro oeste do Paraná”, explicou o meteorolista Reinaldo Knaib.
Em Curitiba, são esperadas chuvas ainda nesta terça-feira. “Aqui no leste vai ter chuva nas próximas horas, entre a tarde e a noite, só que não há previsão de grandes temporais ou indicidência de fortes rajadas de vento”, disse Knaib.
Apesar de causar chuvas com menos intensidade, a frente fria ainda irá derrubar as temperaturas consideravelmente. Na capital, entre sexta-feira e sábado, as mínimas podem chegar aos 3ºC.
A frente fria pode fazer nevar?
Segundo MetSul Meteorologia, o monitoramento indica a possibilidade de nevar no Sul do Brasil entre quinta e sexta. No entanto, o cenário de neve deve ser mais moderado do que o previsto inicialmente, porque a massa de ar polar perdeu força.
Na serra gaúcha, a previsão é de temperaturas mínimas entre -6ºC e -3ºC até o fim de semana. Mesma previsão para o planalto sul catarinense.
Enquanto no Paraná, as mínimas previstas estão entre -3°C e 0°C em cidades como Palmas e General Carneiro, na região sul.