O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou na quinta-feira, 12, a realização em Jacarezinho da 16ª Ficafé (Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná) e da Feira de Sabores de produtos orgânicos com indicação geográfica. “O Norte Pioneiro tem um potencial agrícola voltado para a indústria de alimentos, com destaque para a cafeicultura e a fruticultura. A Ficafé apresenta ao mercado nacional os seus principais produtos, com selo de Indicação Geográfica, o que valoriza o trabalho do agricultor da região em todo o Brasil”, avalia.
As feiras começam nesta terça-feira, 17, e segue até a quinta, 19, no Centro de Eventos de Jacarezinho. O concurso e leilão de cafés especiais são os principais destaques da programação que tem ainda oficinas presenciais e palestras dos expositores nas áreas olericultura orgânica, apicultura, produtos com indicação geográfica, cultivo de pitaya e de outras frutas e avicultura.
O evento terá encontro das mulheres agro e o 2º Encontro Territorial do Norte Pioneiro. A Ficafé também terá oficinas de torra de cafés especiais, métodos de extração, extração e vaporização, e preparo de coquetéis, além de concurso e leilão de café especiais para seleção e comercialização durante a feira. A programação completa está no www.ficafe.com.br.
Norte Pioneiro – “A Ficafé é direcionada a produtores rurais, profissionais do agronegócio, empresas, torrefações, cafeterias, compradores nacionais e internacionais, e amantes da bebida, com destaque nos últimos anos a produção da fruticultura orgânica do norte pioneiro”, destaca o deputado.
Romanelli disse ainda que a feira é um incentivo ao produtor rural e fortalece o desenvolvimento regional. “É uma forma de expandir e tornar conhecido no Brasil o trabalho desenvolvido no Norte Pioneiro, que além do café, de qualidade, tem a goiaba e o morango, que se destacam no mercado consumidor brasileiro”, enfatiza.
A Ficafé é realizada pela Acenpp (Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná), Cocenpp (Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná), Prefeitura de Jacarezinho, IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar – Emater) e Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná), com patrocínio do Sebrae/PR.
Discussão sobre esse post