Na manhã de terça-feira, 10 de dezembro, uma importante reunião foi realizada, com o objetivo de discutir soluções para a fortalecimento do atendimento a pessoas em situação de rua e migrantes, além de melhorar o fluxo entre os serviços de acolhimento da cidade.
O encontro contou com a participação da diretora da Proteção Social de Média Complexidade, Sandra da Silva Guilherme, do diretor-geral da Secretaria de Assistência Social, Guilherme Aphonso Gonçalves Ruiz, das técnicas do SEAS – Serviço de Abordagem Social, Katia e Jaqueline, do presidente da CADD, Antônio Henrique Mariano (Tony), e responsável local pela comunidade terapêutica Associação Resgate de Cristo (“Anjos da Madrugada” em jacarezinho), Lucas Correa Lima.
Entre os principais pontos discutidos na reunião, destacaram-se a proposta de construção de um fluxo mais eficiente entre os serviços e a necessidade de ampliação do atendimento à população em situação de rua.
A acolhida temporária de migrantes, que cresce consideravelmente nesse período do ano, também foi tema central, considerando o aumento do fluxo migratório em Jacarezinho durante o Natal.
Outro ponto importante abordado foi a dificuldade enfrentada pela OSC (Organização da Sociedade Civil) “Anjos da Madrugada” em angariar doações, o que compromete a capacidade de atendimento da instituição, que já opera em sua capacidade máxima.
A discussão sobre como garantir o apoio da sociedade civil, especialmente neste período festivo, foi um dos destaques, com a busca por estratégias que possam aumentar as contribuições à instituição.
Como forma de estratégia, a CADD (Comunidade de Assistência a Dependentes de Droga), propôs ajudar nesse processo, auxiliando no acolhimento de alguns usuários que estão acolhidos pelo “Anjos da Madrugada”, de modo que os mesmos possam continuar o tratamento pela CADD, auxiliando na liberação de vagas para casos emergenciais.
A Casa Terapêutica Anjos da Madrugada, que está localizada na Rua Fernando Botareli, nº 690, no bairro aeroporto, atua desde 2022 no município de Jacarezinho com o serviço de acolhimento e reabilitação de pessoas em situação de rua com dependência de álcool e outras drogas.
A instituição, é uma entidade sem fins lucrativos que depende exclusivamente da solidariedade da comunidade e de empresários locais para sua manutenção.
A comunidade local é convidada a se envolver e ajudar nesse esforço. Qualquer contribuição será de grande importância para que o Anjos da Madrugada continue oferecendo apoio digno a pessoas em situação de vulnerabilidade.
A instituição conta com a solidariedade da sociedade, lembrando que até mesmo uma pequena contribuição pode fazer uma grande diferença na vida de quem mais precisa.
Para denúncias e esclarecimentos:
Ligue CREAS 3911-3025
Para Doações:
Chave Pix para doações: 3583562500001-58 (Associação Resgate de Cristo), ou no endereço da instituição (Rua Fernando Botareli, nº 690, bairro Aeroporto)