Uma tarde de boas notícias marcou a última quinta-feira (27) em Santo Antônio da Platina. O município foi contemplado com a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) , conforme anúncio oficial do Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, e do Deputado Estadual Cobra Repórter (PSD).
O investimento de R$ 8 milhões será destinado à construção da unidade, que oferecerá consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local. Enquanto as obras não começarem, a população será atendida na Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (UAES) , instalada no espaço onde funcionaria a antiga UPA.
Atendimentos e especialidades médicas
A partir de 10 de março , a unidade passará a atendimento oferecendo com especialistas nas seguintes áreas:
Neurologia ✅ Pediatria ✅ Ginecologia✅Obstetrícia ✅ Dermatologia ✅ Ortopedia ✅ Psiquiatria ✅ Cardiologia ✅ Urologia ✅ Ultrassonografia geral e obstétrica
Além disso, há a possibilidade de inclusão de pneumologia , bem como novos exames, como tomografia e raio-X , por meio de parceria com a Ultramed.
Expectativas e avanços na saúde regional
A conquista da AME é fruto de reuniões realizadas desde o ano passado pelo prefeito Gil Martins, que esteve em Curitiba buscando apoio para a iniciativa. O gestor destacou a importância da unidade para reduzir o deslocamento de pacientes para outros municípios na busca de atendimento especializado.
A UAES já conta com uma equipe multiprofissional que oferece serviços de psicologia, telemedicina, nutrição, assistência social, fonoaudiologia e enfermagem. A unidade é coordenada pela enfermeira Lorena Nadalete, enquanto a Atenção Primária fica sob a responsabilidade da enfermeira Andriele Carvalho de Moraes .
Enquanto Santo Antônio da Platina se prepara para receber seu AME, a unidade de Jacarezinho já tem mais de 40% da obra concluída, segundo o prefeito Marcelo Palhares .
A chegada da AME representa um avanço significativo para a saúde da região, garantindo mais acesso e qualidade no atendimento à população.