Publicidade
  • Sobre
  • Anunciar
  • Política de Privacidade
  • Contato
quarta-feira, junho 17, 2026
Portal Ta na Cidade
  • Home
  • Cidades
  • Esporte
  • Cultura
  • Policial
  • Famosos
  • Saúde
  • Internacional
  • Mais
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Gastronomia
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Moda
    • Tecnologia
    • Trabalho
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Cidades
  • Esporte
  • Cultura
  • Policial
  • Famosos
  • Saúde
  • Internacional
  • Mais
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Gastronomia
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Moda
    • Tecnologia
    • Trabalho
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Portal Ta na Cidade
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Home Cidades

Paraná enfrenta baixa nos estoques de sangue e leis estaduais reforçam incentivo à doação

28 de janeiro de 2026
em Cidades
A A
0
Foto:Gilson Abreu/AEN

Foto:Gilson Abreu/AEN

Share FacebookShare Whatsapp

O Paraná está entre os 17 estados brasileiros e o Distrito Federal que registram níveis baixos nos estoques de sangue neste início de 2026, segundo dados do Ministério da Saúde. A situação reflete um período desafiador para os hemocentros em todo o país, agravado pela queda no número de doadores durante as férias, enquanto a demanda hospitalar permanece elevada.

No Estado, a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), por meio do Hemepar, intensificou neste mês o apelo à população, com atenção especial para a reposição do sangue tipo O positivo (O+), essencial em atendimentos de urgência e emergência.

Leis estaduais fortalecem a cultura da doação de sangue

Diante do cenário crítico, leis em vigor e projetos em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) reforçam a conscientização sobre a importância da doação de sangue e estimulam a mobilização da sociedade.

Semana Estadual de Conscientização

A Lei nº 20.594/2021 instituiu a Semana Estadual da Conscientização e Incentivo à Doação de Sangue entre servidores públicos, realizada anualmente na terceira semana de dezembro.

Benefícios para doadores regulares

  • Lei nº 13.964/2002: concede 50% de desconto em eventos culturais, artísticos e esportivos para doadores regulares de sangue.

  • Lei nº 19.293/2017: garante isenção de taxas de inscrição em concursos públicos estaduais.

  • Lei nº 22.212/2024: amplia o benefício para doadores de medula óssea e de leite humano, por iniciativa do deputado Ricardo Arruda (PL) e do ex-deputado Homero Marchese.

Junho Vermelho

A Lei nº 20.992/2020, de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB), instituiu o Junho Vermelho, mês dedicado a ações educativas, palestras e campanhas de incentivo à doação de sangue em todo o Paraná.

Ações em condomínios

A Lei nº 22.130/2025, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), criou a Semana Estadual da Saúde e Bem-Estar em Condomínios, prevendo, na segunda semana de junho, campanhas de doação de sangue e outras ações solidárias.

Sangue raro e segurança nas transfusões

A Lei nº 21.219/2022, do deputado Evandro Araújo (PSD), aprimorou normas que priorizam o atendimento de doadores de sangue raro e fenotipados, considerando critérios técnicos além do sistema ABO, como os grupos Rh, Kell, Duffy, Kidd e MNS, garantindo maior compatibilidade entre doador e receptor.

Já a Lei nº 17.083/2012, do deputado Artagão Júnior (PSD), determina a adoção de medidas de segurança para evitar troca de sangue em transfusões em hospitais públicos e privados do Estado.

Outra norma relevante é a Lei nº 19.441/2018, que obriga estabelecimentos de tatuagem, piercing e maquiagem definitiva a informarem sobre o impedimento temporário para doação de sangue após esses procedimentos.

Projetos em tramitação ampliam incentivo

Entre as propostas em análise na Alep está o Projeto de Lei nº 1.120/2025, do deputado Marcelo Rangel (PSD), que cria o Selo “Movimento Pela Vida”, destinado a reconhecer empresas que incentivem a doação de sangue e promovam o bem-estar dos trabalhadores.

Também tramita o PL nº 44/2025, do deputado Ricardo Arruda, que obriga concessionárias de água, luz e gás a incluírem mensagens de incentivo à doação de sangue nas faturas enviadas aos consumidores.

Quem pode doar sangue

Para doar sangue no Paraná, é necessário:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização do responsável);

  • Pesar no mínimo 50 kg;

  • Estar descansado, alimentado e hidratado;

  • Evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores;

  • Apresentar documento oficial com foto.

Periodicidade:

  • Homens: a cada 2 meses (até 4 doações/ano);

  • Mulheres: a cada 3 meses (até 3 doações/ano).

Hemorrede Paranaense em números

A Hemorrede Paranaense possui 23 unidades, responsáveis por abastecer 384 hospitais, atendendo 95,6% dos leitos do SUS no Estado.

Em 2025, foram registradas:

  • 214.377 doações de sangue;

  • Média de 703 doações por dia.

Cada doação pode beneficiar até quatro pacientes, a partir da separação dos hemocomponentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Agendamento e unidades

Para evitar filas e equilibrar os estoques, o Hemepar recomenda o agendamento prévio, disponível gratuitamente pelo site da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) ou diretamente nas unidades da Hemorrede espalhadas pelo Estado.

Fonte: Tá No Site
Post Anterior

Com queda de 24% nos casos, Paraná alcança menor taxa de homicídios da história

Próximo Post

Paraná registra queda de 18% nos roubos em 2025

Equipe Portal ta na Cidade

Equipe Portal ta na Cidade

Portal Ta na Cidade é uma plataforma abrangente de notícias locais, eventos e entretenimento em várias cidades brasileiras. Mantenha-se informado sobre o que acontece em sua região.

Notícias relacionadas

Paraná conquista reconhecimento no Mundial de Erva-Mate com prêmios inéditos
Cidades

Paraná conquista reconhecimento no Mundial de Erva-Mate com prêmios inéditos

16 de junho de 2026
Paraná bate novo recorde com R$ 5 bilhões de investimentos no primeiro semestre de 2026
Cidades

Paraná bate novo recorde com R$ 5 bilhões de investimentos no primeiro semestre de 2026

16 de junho de 2026
Aprovado acesso sem pedágio para Marques dos Reis sentido Ourinhos (SP)
Cidades

Aprovado acesso sem pedágio para Marques dos Reis sentido Ourinhos (SP)

16 de junho de 2026
Próximo Post
Paraná registra queda de 18% nos roubos em 2025

Paraná registra queda de 18% nos roubos em 2025

PortalTanacidade.Com

PortalTanacidade.Com

Categoria

  • Anúncio
  • Cidades
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Famosos
  • Gastronomia
  • Internacional
  • Justiça
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Policial
  • Política
  • Principal
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Trabalho

Notícias recentes

PCPR prende 23 pessoas de grupo investigado por caça ilegal e tráfico de armas Além do Paraná, operação

PCPR prende 23 pessoas de grupo investigado por caça ilegal e tráfico de armas Além do Paraná, operação

17 de junho de 2026
Mulher de 55 anos morre após ser atropelada na BR-369 em Santa Mariana

Mulher de 55 anos morre após ser atropelada na BR-369 em Santa Mariana

17 de junho de 2026
Participação democrática: Eleição da CIPA mobiliza servidores municipais em Jacarezinho

Participação democrática: Eleição da CIPA mobiliza servidores municipais em Jacarezinho

17 de junho de 2026
  • Sobre
  • Anunciar
  • Política de Privacidade
  • Contato

Desenvolvido por
Logo seven Click

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Cidades
  • Esporte
  • Cultura
  • Policial
  • Famosos
  • Saúde
  • Internacional
  • Mais
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Gastronomia
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Moda
    • Tecnologia
    • Trabalho
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.

Converse com a gente agora mesmo!