Durante um patrulhamento de rotina entre escolas da cidade Santo Antônio da Platina/PR nesta quarta-feira (24), uma equipe da Patrulha Escolar (BPEC) se deparou com uma suposta situação de tráfico de drogas ao lado da Escola Municipal Pedro Claro de Oliveira Neto, localizada na rua Alfeu Bertoline, no bairro Vila Claro.
Por volta das 11h40, a equipe composta pelo Cabo Origa, Cabo Liebelt, e Soldado Sampaio, avistaram três indivíduos nas proximidades da escola. Ao tentar se aproximar do local, os suspeitos se dispersaram, tomando rumos diferentes. A equipe decidiu abordar os dois indivíduos que permaneceram juntos, aproximadamente uma quadra do local inicial, em frente a uma oficina de troca de óleo.
Os suspeitos de 19 e 20 anos de idade foram identificados pelos policiais. Durante a abordagem, nada ilícito foi encontrado com eles. No entanto, ao retornarem ao local onde estavam, os PMs localizaram uma porção de maconha, pesando aproximadamente 4,1 gramas, ao lado de um tijolo onde os suspeitos estavam sentados. A droga estava acondicionada em um material plástico branco.
Questionado, um dos suspeitos detidos disse ter adquirido a droga na cidade de Jacarezinho/PR, e afirmou que pretendiam fazer uso do entorpecente ali mesmo, próximo à escola. Entretanto, a ação da equipe policial impediu que isso ocorresse.
Diante dos fatos, o outro suspeito detido foi liberado após consulta ao seu nome, enquanto o proprietário da droga foi encaminhado para a sede da 4ª Companhia de Polícia Militar juntamente com o entorpecente apreendido, para a lavratura do Termo Circunstanciado. Após o procedimento, o rapaz também seria liberado.
Vale ressaltar que a Escola Pedro Claro acolhe crianças a partir dos cinco anos de idade. Após o ocorrido, alguns populares agradeceram à equipe policial, relatando que é comum usuários de drogas usarem aqueles locais para práticas ilícitas, sem se preocuparem com a segurança das crianças. A ação policial ocorreu no período matutino, durante a saída dos alunos.