As empregadas domésticas, assim como os demais trabalhadores com carteira assinada, que têm contas ativas e inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), vão poder sacar até R$ 1 mil do fundo a partir do próximo dia 20. A consulta de quanto vão poder retirar poderá ser feita na próxima sexta-feira (8).
Como mostra uma reportagem do jornal Extra, o valor a ser liberado vai depender do saldo que cada pessoa tem no fundo, considerando a soma dos valores disponíveis de todas as suas contas do FGTS. O pagamento começa no dia 20 de abril e vai até 15 de junho e vai seguir o mês de nascimento do trabalhador.
Quem perder a data terá até 15 de dezembro de 2022 para realizar a retirada. Os primeiros a receber são os nascidos em janeiro, a partir de 20 de abril. Quem nasceu em fevereiro vai poder sacar o dinheiro em 30 de abril.
A Caixa Econômica Federal informou que cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores. Atualmente, há 1,46 milhão de empregadas domésticas com carteira assinada e com direito ao FGTS no país, conforme dados de março do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Como mostra a publicação, o dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador na conta Caixa Tem. Há opção também de não mexer no valor liberado para que o recurso retorne corrigido à conta do FGTS, depois de 15 de dezembro de 2022.
Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, será possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio do aplicativo. O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias.
Como saber o saldo?
Por SMS
Os depósitos e o saldo total das contas podem ser checados por SMS. Para fazer adesão do recebimento de SMS, clique aqui.
Por correspondência
Outra forma de receber o extrato do FGTS é em casa a cada dois meses. O trabalhador deverá informar seu endereço completo na página da Caixa, em uma agência bancária ou pelo telefone 0800 726 01 01.
No site ou aplicativo
A consulta ao saldo pode ser feita ainda pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa, no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS.
No site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS.
Confira ainda: Parcelamento do Pix traz atratividade com juros competitivos; Saiba mais sobre o modelo de crédito
Calendário de saque do FGTS
Veja a data da liberação, conforme o mês de aniversário:
20 de abril – janeiro
30 de abril – fevereiro
4 de maio – março
11 de maio – abril
14 de maio – maio
18 de maio – junho
21 de maio – julho
25 de maio – agosto
28 de maio – setembro
1º de junho – outubro
8 de junho – novembro
15 de junho – dezembro