Publicidade
  • Sobre
  • Anunciar
  • Política de Privacidade
  • Contato
domingo, maio 31, 2026
Portal Ta na Cidade
  • Home
  • Cidades
  • Esporte
  • Cultura
  • Policial
  • Famosos
  • Saúde
  • Internacional
  • Mais
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Gastronomia
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Moda
    • Tecnologia
    • Trabalho
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Cidades
  • Esporte
  • Cultura
  • Policial
  • Famosos
  • Saúde
  • Internacional
  • Mais
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Gastronomia
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Moda
    • Tecnologia
    • Trabalho
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Portal Ta na Cidade
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Home Principal

Projetos inovadores da UENP são destaque na quinta edição do Paraná Faz Ciência

6 de outubro de 2025
em Principal
A A
0
Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Share FacebookShare Whatsapp

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou da 5ª edição da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência, entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro, em Guarapuava. Ao todo, 12 projetos foram apresentados no estande da Instituição durante o evento que, neste ano, foi organizado e sediado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em parceria com as Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, destaca que as iniciativas apresentadas pelos estudantes e professores da UENP no evento representam uma parte do que os três campi desenvolvem nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. “Foram experiências extremamente positivas, onde os alunos puderam colocar em prática ou demonstrar o que eles têm produzido nos seus cursos, nos seus projetos, e teve uma receptividade do público muito boa. Os visitantes se interessaram muito pelos materiais e projetos que a UENP tem produzido, mostrando uma grande relevância científica e também o impacto social muito importante para a comunidade”, ressaltou.

Um dos projetos de extensão apresentados pela UENP no Paraná Faz Ciência é o “Criando Pontes para uma Educação Antirracista: formação continuada para educadores”, coordenado pela professora do curso de Geografia do Campus Cornélio Procópio, Carla Holanda da Silva. “Nossa participação foi potente e significativa, apresentando propostas interativas para estudantes da rede básica e a comunidade em geral em reflexões sobre a importância de uma educação antirracista. O projeto contribuiu não apenas para a divulgação da UENP, mas também para fortalecer o compromisso com uma educação inclusiva, diversa e transformadora”, enfatizou.

Durante a Feira, os bolsistas do projeto prepararam atividades dinâmicas que dialogaram com a Geografia, a Matemática e a Pedagogia, despertando olhares críticos e criativos para o tema. Para o acadêmico Jonathan Figueiredo de Oliveira a experiência foi marcante. “A gente trouxe para o Paraná faz Ciência alguns jogos, inclusive uma roleta com perguntas sobre conhecimentos afro-brasileiros, para trazer um pouco mais de conscientização e sensibilização para as pessoas”, comentou.

O projeto “Solo na Escola UENP”, que trabalha com ações de conscientização sobre a importância do solo, foi outra atração do estande. Para o evento, os participantes do projeto levaram tintas feitas com diversos solos do Brasil, como uma forma de envolver a arte no projeto. O estudante de Geografia, Iadson Garcia, auxiliou os alunos nas atividades com as tintas e comentou que cerca de 100 desenhos foram feitos somente no primeiro dia pelos alunos. “O objetivo é mostrar que o solo também é arte. Além de mostrar toda tipologia do solo, a gente também une ele com a arte. Mostramos todo o processo que a gente fez com as telas, como foi desenvolvido, desde o solo com a água até a tinta de solo com óleo, até o giz de cera”, explicou.

Outro projeto do Campus Cornélio Procópio que atuou no estande foi o “Programa de Extensão: Educação Fiscal e Cidadania na UENP”. O aluno do curso de Ciências Econômicas, André Luiz de Castro, partilhou a alegria de participar do evento. “Nosso projeto é sobre cidadania fiscal, onde mostramos para o público sobre imposto e como ser um cidadão fiscal. Realizamos duas brincadeiras bem divertidas, com brindes e o público gostou muito. O primeiro jogo foi o que imposto é esse, com níveis fácil, médio e difícil, e o segundo foi o contábil ou furada”, disse.

Do Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, estiveram presentes os trabalhos “Estratégias para prevenção e combate à dengue com uso de drones”, “Rotulando a verdade: informação que transforma”, “Assessoramento e capacitação na produção do leite, controle de qualidade, fabricação e registros de seus derivados lácteos artesanais produzidos em regime de agricultura familiar na região Norte Pioneira do Paraná”, “Gambá em ação: conscientizando para conservar” e “Sentir para humanizar: arte, emoção e ciência no cuidado”.

O projeto que o estudante de Ciência da Computação, Diego souza Vieira, apresentou com sua equipe trabalha com a prevenção e combate à dengue, com uso de drones e de Inteligência Artificial. “Utilizamos a visão computacional para identificar os principais focos de criadouros de dengue, e assim passar para os agentes de endemia da cidade, para que eles desenvolvam as medidas necessárias. Através das fotos de drones que a gente identifica, a gente consegue localizar, piscinas sujas, caixas d’água abertas, calhas com água, pneus em cima de casas que o pessoal deixa, e aí, por meio disso a gente consegue eliminar esses possíveis lugares que podem servir de proliferação do mosquito da dengue”, acentuou.

Já os projetos do Campus Jacarezinho foram “Expansão e fortalecimento das ações de promoção, prevenção e indicação de tratamento na saúde bucal em Jacarezinho e região”, “Atividades de prevenção às queilites actínicas e ao câncer de lábio na população do Norte do Paraná”, “Acessibilidade e tecnologia na confecção de órteses de baixo custo e em impressão 3D no município de Jacarezinho” e “Sorriso em foco: saúde bucal e autoestima para todas as idades”.

Além disso, o Museu de Arte e Cultura do Norte do Paraná levou uma adaptação da exposição “Minha terra, que delícia! Quantos carnavais…” e peças representativas dos acervos “Quincaju” e “Joãozinho Caldeira: o Poeta do Barro”. O Centro de Documentação Histórica da UENP também apresentou parte do seu acervo durante o Paraná Faz Ciência.

A participação da UENP no Paraná Faz Ciência foi coordenada pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PROEC), de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG). Organizado pelas Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), o evento conta com apoio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Paraná Faz Ciência

O Paraná Faz Ciência integra o calendário dos maiores eventos científicos do Brasil. Um dos objetivos dessa edição é disseminar a ciência, ocupando não só os espaços da universidade, mas também o imaginário da população com atividades que unem conhecimento, cultura, diversidade e inovação. A programação, intensa e interativa, reuniu mostras científicas, feira de profissão, oficinas, exposições, apresentações culturais e fóruns de debate.

O evento teve o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na ação contra a mudança global do clima” e foi dividido em seis eixos temáticos: “Ciência, Tecnologia e Inovação na Ação Contra a Mudança Global do Clima” (eixo 1); “Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação” (eixo 2); “Ciência na Prática; eixo 4 – Redes Colaborativas de Ciência, Tecnologia e Inovação” (eixo 4); “Cultura e Arte” (eixo 5); e “Território, Ciência e Compromisso Social” (eixo 6).

Fonte: Assessoria UENP
Post Anterior

Operação policial no Paraná resulta em prisão e apreensão de 1,2 tonelada de drogas “Assista o vídeo”

Próximo Post

Oficina destaca integração para vigilância de síndromes respiratórias no Paraná

Equipe Portal ta na Cidade

Equipe Portal ta na Cidade

Portal Ta na Cidade é uma plataforma abrangente de notícias locais, eventos e entretenimento em várias cidades brasileiras. Mantenha-se informado sobre o que acontece em sua região.

Notícias relacionadas

Polícia Militar do Paraná apreende maconha na Operação CGFron  Brasil Contra o Crime Organizado nas Divisas
Principal

Polícia Militar do Paraná apreende maconha na Operação CGFron  Brasil Contra o Crime Organizado nas Divisas

30 de maio de 2026
EPR Litoral Pioneiro realiza operações para içamento de vigas na BR-277
Principal

EPR Litoral Pioneiro realiza operações para içamento de vigas na BR-277

30 de maio de 2026
Polícia Civil prende investigado por tentativa de homicídio em Jacarezinho
Principal

Polícia Civil prende investigado por tentativa de homicídio em Jacarezinho

30 de maio de 2026
Próximo Post
Oficina destaca integração para vigilância de síndromes respiratórias no Paraná

Oficina destaca integração para vigilância de síndromes respiratórias no Paraná

PortalTanacidade.Com

PortalTanacidade.Com

Categoria

  • Anúncio
  • Cidades
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Famosos
  • Gastronomia
  • Internacional
  • Justiça
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Policial
  • Política
  • Principal
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Trabalho

Notícias recentes

Polícia Militar do Paraná apreende maconha na Operação CGFron  Brasil Contra o Crime Organizado nas Divisas

Polícia Militar do Paraná apreende maconha na Operação CGFron  Brasil Contra o Crime Organizado nas Divisas

30 de maio de 2026
EPR Litoral Pioneiro realiza operações para içamento de vigas na BR-277

EPR Litoral Pioneiro realiza operações para içamento de vigas na BR-277

30 de maio de 2026
Polícia Civil prende investigado por tentativa de homicídio em Jacarezinho

Polícia Civil prende investigado por tentativa de homicídio em Jacarezinho

30 de maio de 2026
  • Sobre
  • Anunciar
  • Política de Privacidade
  • Contato

Desenvolvido por
Logo seven Click

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Cidades
  • Esporte
  • Cultura
  • Policial
  • Famosos
  • Saúde
  • Internacional
  • Mais
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Gastronomia
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Moda
    • Tecnologia
    • Trabalho
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.

Converse com a gente agora mesmo!